Você já ficou ansioso para escovar os dentes?
Bem provável que não, mas porquê?
Porque você tem certeza de que vai conseguir escovar os dentes.
Agora e se fosse para você falar pela primeira vez a uma platéia de 50 pessoas, você ficaria ansioso?
Bem provável que ficaria mais ansioso, uma vez que é a primeira vez.
O que isso mostra para nós?
Que não é que o nosso corpo que tem um problema de ansiedade e sim a expectativa de realizar algo que não temos segurança de que vamos realizar bem é que pode alterar altos níveis de adrenalina em nosso corpo e com isso há os desequilíbrios como, ansiedade, pânico.
Mas o que gera essa insegurança de realizar algo?
Podem ser vários os fatores:
Má preparação: A pessoa não se preparou bem para realizar uma tarefa, isso vai gerar insegurança ou medo.
Eventos do Passado: Algo que aconteceu no passado que "provou" que não vamos conseguir, exemplo: A primeira vez que a pessoa foi andar de bicicleta ele caiu e se machucou, isso gerou uma informação para o inconsciente de que ela é péssima para pilotar uma bicicleta, se essa informação não for entendida, que ela caiu porque era inexperiente só que com a repetição ela iria acabar aprendendo, se isso não for entendido, a informação de que "ela é péssima para pilotar bicicleta" vai se repetir toda vez que ele tentar andar de bicicleta, com isso vai gerar ansiedade ou pânico de pilotar a bicicleta. E a questão é a seguinte, vai se repetir e as vezes ela nem se lembra que foi aquele tombo que fez com que ela se tornasse uma pessoa com pânico de andar bicicleta. Um exemplo disso é: Você se lembra da primeira vez que amarrou os sapatos? Provavelmente não. Você sabe que sabe, mas não se lembra do evento primário. Também como seria nossa vida se a mente trouxesse a tona tudo o que nós vivemos?
Crenças Populares: "Todos dizem que não é possível". Já pensou se Steve Jobs tivesse acreditado que era impossível que as pessoas tivessem um computador em casa? Você não estaria lendo essa matéria.
Traumas: Conheci uma pessoa que anda de carro mas não coloca o cinto de segurança, porquê? Porque no passado ocorreu um acidente de carro onde o carro pegou fogo e ele teve dificuldade de soltar o cinto - mas que isso não sirva de incentivo para não usar o cinto, antigamente o cinto tinha um sistema muito difícil de abrir, e as estatísticas provam que é muito importante usar o cinto e que isso salva muitas vidas - a questão foi que depois desse trauma ele passou a ter pânico do cinto.
Existem outros motivos, mas acho que com esses já dá para concluir o meu raciocínio...
Muitas pessoas optam por tomar remédios para eliminarem os sintomas da ansiedade, pânico e acabam não obtendo tanto sucesso, porque elimina o sintomas e traz outros problemas, sonolência, desânimo, entre outros.
Normalmente se a pessoa está com um alto nível de adrenalina (hormônio da ansiedade) no corpo é receitado um remédio para diminuir esse nível. Só que não seria mais interessante trabalhar o porque que o corpo está produzindo adrenalina demais? Com isso o problema seria solucionado sem reações adversas, sem ter uma eterna necessidade de remédios.
Não se desespere, há meios de corrigir vários esses causadores de ansiedade e pânico sem a necessidade de ser escravo de remédios.
Por isso é importante pesquisar antes de acreditar na frase que muitos dizem por não conseguirem resolver o problema da pessoa "Isso não tem cura, você tem que conviver com isso".
Acesse meu novo site com informações atualizadas: www.vidaesaudeprospera.com
Acesse meu novo site com informações atualizadas: www.vidaesaudeprospera.com
Até o próximo artigo...
Éder Araujo.